domingo, 8 de março de 2015

A Bicicleta!

Ao ouvir certo dia uma entrevista de um determinado Prefeito de uma dessas Megalopes. O entrevistador questionava “o porquê de construir vias para os ciclistas, se não mais existiam bicicletas para ocupar aquelas vias da determinada Cidade?”, Pois Prefeito deu a seguinte justificativa, “...não existem bicicletas porque nunca se construíram vias antes, para que ela permanecessem como um meio de transporte, sendo que toda Cidade foi ocupada pelos carros, com essas vias elas vão aparecendo aos poucos....”.
            Fato esse, que mim fez relembrar não muito distante o passado da Cidade de Mossoró – RN, o qual moro desde 1995, quando sair da minha querida terrinha Messias Targino RN para vim estudar e morar na Casa do Estudante de Mossoró. Pois bem, vamos ao assunto da “Bicicleta”. Meu grande impacto ao entrar no pátio da Escola Estadual Abel Freire Coelho, foi a grande quantidade de Bicicletas, ali estacionadas. E tinha colegas de vários bairros da cidade, Belo Horizonte, Abolição I, II e III, Santa Delmira, Alto da Conceição, Alto de São Manoel e vários outros, pessoas que tinha como meio de transportes a Bicicleta, até um grande Mestre querido Professor, que vinha dos Pintos em uma Bicicleta.
            Passa poucos anos e percebo que as bicicletas sumiram, e vem o questionamento! Será que foram abandonadas somente pelas facilidades de aquisição de transporte motorizado, pelas melhorias econômicas dos últimos anos? Acho que parte foi isso mesmo, mas os Administradores públicos esqueceram de construírem vias para os adeptos das bicicletas, não só Mossoró especificamente sofre desse mal, mas todas as grandes e médias Cidades. E não venha com balela de que Mossoró é quente e que não é plano, pois a História mostra que muitos pedalavam. Conheço vizinho, que sair todos os dias da sua residência localizada no Vingt Rosado II para o Centro da Cidade de bicicletas para seu trabalho, se arriscando ao meio dos Carros e Mostos.

Por: Raniere Barbosa de Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário