terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Água Mineral: Os cuidados que você deve ter na hora de comprar


Água Mineral: Os cuidados que você deve ter na hora de comprar
Preocupado com a qualidade da água que consome, uma boa parcela da população  brasileira tem optado nos últimos anos por consumir mais água mineral que a água fornecida através das torneiras pelos municípios ou pelas empresas que detém as concessões dos serviços públicos por todo o país.
Esse mercado tem crescido muito a cada ano e hoje é comum encontrar em Guanambi e cidades da região, galões de água mineral sendo vendidos em supermercados, sacolões, farmácias, postos de combustíveis, depósitos de gás, entre outros, expostos ao sol, armazenados em locais inapropriados e sendo transportados de qualquer jeito. Porém, o que muitos não sabem ou não se preocupam é que mesmo a água mineral pode trazer alguns males a saúde se não forem observados todos os requesitos previstos na legislação específica. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o transporte, distribuição, armazenamento e comércio de Água Mineral, Água Natural, Água Potável de Mesa e Água Purificada Adicionada de Sais,devem seguir os procedimentos da Resolução RDC nº 06 de 11 de dezembro de 2002, para garantir o padrão de qualidade da água engarrafada.
Contudo, na prática não é isso que acontece, principalmente pelo interior do Brasil, onde a maioria das pessoas agindo de boa fé pensam que por ser água mineral está tudo bem e não é verdade. Elas podem ser neutras, mais ou menos ácidas e mais um menos alcalinas e por esse motivo, podem fazer bem ou mal as pessoas que a consomem. Por exemplo: Pessoas com problemas gástricos não devem consumir água mineral muito ácida.
De acordo com o geólogo Solon Barrozo Barreto, de Alagoas, a água mineral de boa qualidade precisa ter PH entre 7,0 e 7,5. Ele explica que: “ O sangue humano de uma pessoa sadia tem o pH de 7,4 e contém de 90 a 95% de água. Nosso corpo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo com o valor de 7.4, extraindo minerais do organismo para manter o pH. Quando não consegue equilibrar o pH, nosso corpo torna-se ácido e propenso à infestação por parasitas e todos os males que eles trazem. Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. Assim como o fogo precisa de oxigênio para existir, os vírus e bactérias necessitam de um meio ácido para se manterem vivos”. 
As Águas Minerais são todas iguais ?
Não. Existem algumas características físico-químicas que as diferem. Segundo o Código de Águas Minerais do Brasil (Lei que regulamenta o envase) existem no Brasil doze diferentes tipos de águas minerais. Mas a grande diferença entre elas está no PH( Potencial de Hidrogênio). Ph menor que 7 = ácida. Ph igual a 7 = neutra. Ph maior que 7 = alcalina.
PH é um conceito químico utilizado para medir a acidez ou alcalinidade de qualquer liquido ou solução. No mundo existem 90% de águas minerais acidas e apenas 10% de neutras ou alcalinas. Segundo revistas e cientistas especializados no assunto, as Águas Minerais alcalinas são recomendas para o uso interno, devido a neutralização dos ácidos estomacais e eliminação dos radicais livres formados pelo organismo. Também sua alcalinidade é importante na neutralização das gorduras ingeridas. Já as água minerais acidas são recomendadas para banhos terapêuticos devido ao combate de germens e bactérias eliminados pela acides. E também cabe novamente ressaltar que as águas minerais se diferem no fator qualidade do solo, maquinários de envase, controle de qualidade e distribuição.
Portanto na hora de adquirir água mineral observe no rótulo o PH e caso não encontre o produto com PH 7 ou mais, escolha pelo menos aquela que seja menos ácida. O seu organismo agradece.
Porquê consumir água mineral ?
A água Mineral é uma água natural subterrânea , que difere das comuns por suas características químicas, físicas e biológicas. Por isso além dela cumprir sua função de irrigar as células e hidratar o organismo, a água mineral, levando-se em conta sua composição físico-química, é capaz de curar alguns males causados pela falta de sais minerais no organismo. Como pôr exemplo: a ingestão de uma água mineral rica em cálcio pode ao ser consumida com frequência minimizar os efeitos da osteosporoze, (doença que afeta boa parte da população idosa do Brasil pela falta de consumo deste mineral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário