quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROJETO LIXO ORGÂNICO ZERO

A equipe Técnica do Portal Terrachamando.com tem um projeto ambicioso “Lixo Orgânico Zero” que a meu ver é viável, a partir de uma conscientização em Massa do Povão e principalmente dos Governantes.
Mas vamos ao assunto, hoje em dia o lixo orgânico produzido principalmente pelas residências, muito pouco se fez no sentido de realmente criar processos sólidos e consistentes para a sua coleta, transformação e destinação final. Como se sabe na maioria dos casos o lixo orgânico das Cidades vai direto para o lixo, para o sistema de coleta pública, que na melhor das hipóteses o despeja em um aterro sanitário.
Segundo a equipe Terrachamando esse modo de tratar o lixo orgânico gerado pelas residências possui pelo menos 5 problemas que podemos destacar:
1. Sobrecarga do sistema de coleta pública municipal.
2. Aterros sanitários com vida útil reduzida.
3. Altos investimentos e gastos para a coleta e destinação.
4. Poluição e contaminação do solo, lençol freático e cursos de água.
5. Geração de gazes de efeito estufa no seu transporte e armazenamento.
O Tamanho do Problema: Pesquisas mostram que cada ser humano gera em média de 1 a 2 kg de lixo orgânico por dia, variando de acordo com o nível de desenvolvimento que o país ou região se encontra. Como exemplo nós podemos citar os EUA onde cada habitante gera em média 2 kg de lixo orgânico por dia. No Brasil esse número gira em torno de 1 kg de lixo orgânico por dia por habitante.
Fazendo uma conta rápida, vamos considerar um bairro de classe média no Brasil, com 500 residências, onde cada residência é composta por 3 pessoas (média nacional). Baseado nesse exemplo nós teremos a seguinte quantidade de lixo gerado:

Por dia
1.500     Kg        (Um mil e quinhentos quilos)
Por Mês
45.000   Kg        (Quarenta mil quilos)
Por ano
540.000 Kg        (Quinhentos e quarenta mil quilos)

Considerando que esse lixo todo terá que ser coletado e levado até o seu destino final e que cada caminhão de coleta de lixo transporta no máximo 30.000 quilogramas por viagem, necessitaremos de aproximadamente 16.800 viagens no ano para deslocar esse material. Você pode imaginar quanto óleo diesel será consumido apenas para transportar esse lixo todo? Muito!
O Valor do Lixo Orgânico Residencial: Na sua grande maioria, o lixo orgânico residencial é um produto nobre, composto principalmente por restos de alimentos, folhas secas e restos de jardins. Considerando uma família composta por 3 pessoas, todo esse lixo poderia gerar no final de cada 30 dias aproximadamente 20 quilogramas de húmus da melhor qualidade.
Segundo o Terrachamando.com esse húmus gerado no processo de compostagem que a Equipe Técnica propõe, pode ser utilizado pela família para adubar hortas e jardins, ou ainda, dependendo da quantidade e do tamanho da família, ser comercializado na própria redondeza, gerando assim uma renda extra para a família.
Se extrapolarmos isso para o bairro, através de ações comunitárias de coleta e administração desse processo, pode ser criado ai até uma pequena empresa, gerando receita para toda a comunidade. E o melhor, todo esse lixo que antigamente seria destinado ao aterro sanitário da cidade será transformado em húmus e pode até gerar renda extra para as famílias participantes.

O Processo Técnico: O modelo de compostagem desse lixo é baseado em um sistema fechado de 3 caixas plásticas, utilizando minhocas para acelerar o processo de decomposição e transformação em húmus. O modelo básico do sistema de compostagem com minhocas está no PORTAL. Pode ser usado outras formas de Minhocário, depende da criatividade  do projetista.
O sistema todo, quando bem dimensionado, não gera qualquer odor, além de não atrair moscas ou animais pelo simples fato de ser um sistema fechado.
Além do húmus que será produzido nos compartimentos 1 e 2, no compartimento número 3 será armazenado o liquido decorrente desse processo, o chorume (do bem), liquido composto apenas de matérias orgânicos.
Esse chorume não possui odor e é um excelente adubo líquido e também um excelente pesticida natural que pode ser pulverizado nas folhas das plantas.
Dessa forma, o Portal Terrachamando tem como missão levar esse modelo de reciclagem de lixo orgânico para o maior número de residências e escolas possíveis, envolvendo a comunidade e principalmente as crianças nesse projeto.
Com essa proposta do Portal Terrrachamando os benefícios são de imediato a drástica diminuição do envio de lixo orgânico para os aterros sanitários e lixões das cidades, além de fazer a integração sócio-ambiental da comunidade beneficiada com o Projeto Lixo Orgânico Zero. Tomaram que o projeto ambicioso possa ser abraçado pelos os Prefeitos e Prefeitas de Brasil, no entanto, independentemente dos poderes Municipais, cada Cidadão pode fazer a sua parte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário